Por Ojutu
26 . 07 . 2021

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Como lidar com condôminos antissociais

Dentre as diversas tarefas e obrigações do dia a dia de um condomínio, ainda existem alguns fatores que podem dificultar ainda mais o trabalho do síndico e o condômino antissocial é um deles. Confira os 3 passos indispensáveis para lidar com esse tipo de morador!

Dentre as diversas tarefas e obrigações do dia a dia de um condomínio, ainda existem alguns fatores que podem dificultar ainda mais o trabalho do síndico. Os condôminos antissociais são um deles.

Sabemos que uma boa comunicação entre síndico e condôminos é muito importante, pois é capaz de evitar conflitos e problemas futuros. Contudo, é muito comum de haver, dentro dos condomínios, pelo menos um caso de condômino antissocial.

Mas afinal o que caracteriza um condômino antissocial?

Condômino antissocial é aquele que não respeita as regras e o regime interno do condomínio.

O artigo 1.337 do Código Civil diz que o condômino antissocial pode ser definido como: aquele que frequentemente não cumpre os seus deveres.

Dessa forma, multas podem ser entregues a esse tipo de morador. Para poder justificar a aprovação da punição, é necessário reunir e apresentar provas ou testemunhas do mau comportamento do morador.

Além disso, existem ainda, outras maneiras de ter controles e provas do comportamento do condômino, como a instalação de câmeras – que também podem potencializar a segurança do condomínio – e sistemas de controle de acesso.

Normalmente o condômino antissocial é caracterizado por:

  • Manter um volume alto após o horário limite, festas com muitas pessoas ou até mesmo brigas.
  • Não reservar com antecedência os espaços comuns e não fazer a limpeza após o uso.
  • Não se relacionarem de forma pacífica com os vizinhos e arranjarem conflitos no condomínio.
  • Casos de inadimplência: não fazerem o pagamento das taxas condominiais, afetando negativamente o trabalho do síndico e a captação de recursos para o condomínio.

Assim, por esses e outros fatores, que é de grande importância saber lidar com esse tipo de condômino, sem fazer com que haja grandes desconfortos.

Confira os 3 passos indispensáveis para lidar com esse tipo de morador:

  • Conversa: converse com o condômino, tente entender o que possa estar acontecendo para esses comportamentos e tente oferecer uma solução. Você pode resolver os conflitos na base da conversa, por isso é sempre importante focar em uma boa comunicação.
  • Advertências: caso o condômino se recuse a mudar seus comportamentos, se vê necessário a apresentação de advertências.
  • Multas: se o condômino não apresentar uma melhora após o recebimento de advertências, pode-se incluir, segundo o Código Civil, uma punição por seus atos.

Mas não há motivo para desespero!

Existem formas de melhor lidar com esse tipo de situação, sendo a garantidora de condomínios uma delas.

A empresa garantidora assegura que casos, ao menos da área que envolve a inadimplência, sejam facilmente resolvidos, sem a necessidade de grandes conflitos e maiores preocupações para o síndico e para a administração do condomínio.

Gostou dessas informações? Acompanhe regularmente nossas postagens.

Caso necessite de uma garantidora para resolver os problemas que envolvem a área financeira do condomínio, entre em contato com um dos consultores da Garantidora de Condomínios Idealle Litoral aqui e tire as suas dúvidas!

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