Inadimplência em condomínio comercial
A falta de pagamento da taxa condominial acaba acarretando diversos problemas de gestão e de relacionamentos interpessoais que estão muito além das questões relacionadas somente às contas. Mas como lidar com a inadimplência em condomínios comerciais?
Todos sabemos que a saúde financeira do condomínio é fundamental para que possam ser cumpridos o planejamento da gestão condominial e previsão orçamentária. Quando existem falhas nessa área, todos os condôminos acabam prejudicados.
Mas, não é apenas o fluxo de caixa que fica comprometido com a inadimplência. A falta de pagamento da taxa condominial acaba acarretando diversos outros problemas de gestão e de relacionamentos interpessoais que estão muito além das questões relacionadas somente às contas: os fatores que causam impacto na vida do condomínio como um todo.
A inadimplência é um dos grandes problemas enfrentados pelos gestores tanto de condomínios residenciais quanto de condomínios comerciais. No entanto, a inadimplência em prédios comerciais pode causar alguns transtornos ainda maiores.
Em condomínios comerciais a cobrança é realizada à pessoas jurídicas e grande parte inquilinos de salas comerciais. Portanto, é necessário que o síndico tenha alguns cuidados a mais no momento da cobrança.
Mas o que fazer para reduzir esse problema?
Antes de mais nada é indispensável manter os dados dos condôminos sempre atualizados, como telefones, e-mails, informações sobre a imobiliária e inquilinos. Dessa maneira, o contato, correspondências, boletos e documentos sempre chegarão ao condômino, garantindo mais velocidade e eficiência para o pagamento. Uma boa opção para conseguir abranger a todos os condôminos é realizar ações em horários diferenciados para a realização das cobranças amigáveis. Essas ações podem ser excelentes soluções quando a cultura da inadimplência já está espalhada pelo condomínio.
Além disso, na maioria das vezes uma simples conversa entre o síndico e o devedor pode resolver o problema. Por isso, muitas vezes uma boa conversa apresentando argumentos sobre a situação do caixa e sobre os problemas que a inadimplência pode vir a causar, pode ser a melhor solução.
E, mesmo colocando todas as sugestões anteriores em prática, quando um condomínio não possui um serviço de receita garantida contratado é muito difícil manter uma taxa zero de inadimplência. Possuir o serviço de Receita Garantida é sinônimo de segurança financeira para o condomínio. A Idealle Litoral é especialista nessa função e garante um caixa em perfeitas condições para o seu condomínio. Entre em contato e solicite o seu orçamento!
A falta de pagamento da taxa condominial acaba acarretando diversos problemas de gestão e de relacionamentos interpessoais que estão muito além das questões relacionadas somente às contas. Mas como lidar com a inadimplência em condomínios comerciais?
Todos sabemos que a saúde financeira do condomínio é fundamental para que possam ser cumpridos o planejamento da gestão condominial e previsão orçamentária. Quando existem falhas nessa área, todos os condôminos acabam prejudicados.
Mas, não é apenas o fluxo de caixa que fica comprometido com a inadimplência. A falta de pagamento da taxa condominial acaba acarretando diversos outros problemas de gestão e de relacionamentos interpessoais que estão muito além das questões relacionadas somente às contas: os fatores que causam impacto na vida do condomínio como um todo.
A inadimplência é um dos grandes problemas enfrentados pelos gestores tanto de condomínios residenciais quanto de condomínios comerciais. No entanto, a inadimplência em prédios comerciais pode causar alguns transtornos ainda maiores.
Em condomínios comerciais a cobrança é realizada à pessoas jurídicas e grande parte inquilinos de salas comerciais. Portanto, é necessário que o síndico tenha alguns cuidados a mais no momento da cobrança.
Mas o que fazer para reduzir esse problema?
Antes de mais nada é indispensável manter os dados dos condôminos sempre atualizados, como telefones, e-mails, informações sobre a imobiliária e inquilinos. Dessa maneira, o contato, correspondências, boletos e documentos sempre chegarão ao condômino, garantindo mais velocidade e eficiência para o pagamento. Uma boa opção para conseguir abranger a todos os condôminos é realizar ações em horários diferenciados para a realização das cobranças amigáveis. Essas ações podem ser excelentes soluções quando a cultura da inadimplência já está espalhada pelo condomínio.
Além disso, na maioria das vezes uma simples conversa entre o síndico e o devedor pode resolver o problema. Por isso, muitas vezes uma boa conversa apresentando argumentos sobre a situação do caixa e sobre os problemas que a inadimplência pode vir a causar, pode ser a melhor solução.
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